Ouça ao vivo

Emprego cai, mas confiança do empresário cresce

Foto: Valéria Hein

A cada dez empresários da Indústria na Região Metropolitana de Campinas, sete apostam no crescimento dos investimentos em 2020. A pesquisa da Sondagem Industrial do Ciesp aponta que a expectativa é de um ambiente de negócios melhor em 2020. Já os números do emprego das indústrias associadas ao Ciesp Campinas não são tão otimistas. Em outubro de 2019, 300 vagas foram perdidas, sendo que no mesmo mês de 2018, foram 250 contratações. O Outubro de 2019 só não foi pior que o mesmo mês de 2015, quando houve 5.550 demissões.

No acumulado do ano, os resultados também são desfavoráveis para o emprego na indústria. Foram 4.050 demissões de Janeiro a Outubro, contra 2.400 contrações no mesmo período do ano passado. Para o Diretor Titular do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, o crescimento de 0,6% no PIB do último trimestre demonstra que o emprego existe, só que na informalidade, por falta de incentivo para que o empresário formalize os empregos. “Alguma coisa está impedindo esse emprego de ser formal. É o custo do emprego no Brasil. Não é custo do empregado, do trabalho. Acho que o empregado deveria ganhar muito mais dinheiro, mas o custo do emprego dele deveria ser mais barato. Porque hoje a emprega contrata um e paga por dois”, afirma.

Os setores que mais demitiram foram autopeças, produtos alimentícios e eletroeletrônicos, produtos que são exportados para a Argentina, país que tem apresentado ambiente econômico instável.

Esse fator pode indicar um dos motivos para as demissões, já que as exportações para este país, 3º maior parceiro comercial brasileiro,  caíram 30% nos últimos 6 meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.