A Prefeitura de Campinas está autorizada a receber R$ 19,1 milhões para início das obras de recuperação do Centro de Convivência Cultural, após o Governo do Estado formalizar a liberação do repasse. De acordo com Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo, o valor deste convênio é o maior entre os mais de 95 liberados para as 90 cidades que compreendem a área de cobertura do escritório regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. “É uma reforma que está sendo aguardada há anos. Nós fizemos o novo projeto de recuperação da área e o governador João Doria assinou o convênio que liberou a verba”, afirma.
O Convênio vai permitir licitar a primeira fase da obra, na qual está prevista a recuperação estrutural, com intervenções no novo sistema de drenagem, eliminação de infiltrações e fissuras e reparos em ferragens, além de impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica. Para a total recuperação do Centro de Convivência Cultural são necessários cerca de R$ 40 milhões.
Para Rodrigo Garcia, este repasse garante a metade e mais difícil etapa do projeto de recuperação desta referência cultural de Campinas. “Há décadas o prédio foi construído e não passou por nenhum processo de recuperação. Nós vamos recuperar a estrutura do Centro de Convivência. Depois a gente procura novos investimentos para finalizar a revitalização do espaço”, garante. Apesar do repasse vir do Governo do Estado, é a prefeitura de Campinas que ficará responsável pela contratação das empresas e pela administração da obra.