Ouça ao vivo

Produção de veículos vai fechar 2019 com aumento de até 3%

A produção de veículos no Brasil caiu 7,1% no último mês de novembro. Os dados foram divulgados pela Associação das Fabricantes, a Anfavea. A comparação é com o mesmo mês de 2018. De acordo com a entidade, em novembro foram produzidos 227.455 veículos entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em novembro de 2018 foram 244.771 unidades.

Na comparação feita com outubro, a queda foi ainda maior e atingiu 21,2%. Porém, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a produção total neste ano registrará crescimento de 2% a 3%, na comparação com o ano passado. “Nas vendas, a gente acha que dezembro vai ser um mês bom, então a gente pode atingir mais de 2,8 milhões de veículos emplacados”, afirma.

As vendas de veículos subiram em todo o país e registraram aumento de 5%. Segundo a Anfavea, a média diária de vendas em novembro foi a melhor do ano.  No acumulado de janeiro a novembro, superou as vendas totais de 12 meses de 2016 e de 2017. Já as exportações caíram, especialmente pela crise na Argentina, que é o principal comprador da indústria brasileira. Na comparação feita com novembro do ano passado, a queda foi de 7,9%. No acumulado do ano de janeiro a novembro, a queda foi bem mais acentuada, 33,2% .

Em relação à receita obtida com as exportações de veículos, o setor registrou US$ 511,2 milhões,  em novembro e US$ 6,44 bilhões no acumulado do ano. Apesar das cifras de bilhões de dólares, o número de empregos na indústria automotiva caiu 3,7% nos últimos 12 meses. Para 2020, o setor está otimista, mas com moderação. As previsões de produção, vendas e exportações serão divulgadas dentro da primeira quinzena de janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.