TAC financia Museu da Paz no casarão do Parque Ecológico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Arquivo Prefeitura de Campinas

Um Termo de Ajustamento de Conduta assinado por uma empresa privada junto ao Ministério Público, permitiu o financiamento para a criação e construção do chamado Museu da Paz, no casarão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas. O acordo com a justiça permitiu o investimento de R$ 500 mil. O local, vai abrigar além do museu, o Centro de Educação, Memória, Estudos e Cultura Afro-brasileira, que será vinculado à secretaria de assistência social, pessoa com deficiência e direitos humanos.

As unidades que funcionarão no casarão terão como propostas realizar a difusão dos princípios da cultura da paz e dos direitos humanos, a promoção, preservação, divulgação e conservação do patrimônio cultural afro-brasileiro e a investigação das memórias, história e cultura da comunidade negra de Campinas. Além disso, a iniciativa pretende contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, no combate ao racismo e à discriminação racial. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, relembrou a história de crueldade contra os escravos na cidade. Para ele é simbólico que uma edificação que foi usada como local para manter escravos, seja transformada em um espaço para promover a cultura de paz. “Nós temos um casarão lá no Parque Ecológico, que foi uma casa grande, de escravos. É uma parte muito triste da história da humanidade e da história de Campinas. Campinas era tida como uma região que tratava seus escravos com muita severidade e crueldade. Então nós vamos aproveitar esse Museu da Paz para fazermos as pazes com a nossa história”, afirma.

O prefeito Jonas Donizette sancionou também, durante o lançamento do Museu da Paz e do Centro de Educação, a lei que destina 20% das vagas disponíveis no serviço público municipal para pessoas pretas ou pardas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

HC supera capitais em total de UTIs

A Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, administra neste período de pandemia 140 leitos exclusivos de UTI para Covid-19 e agora se prepara para atender