Ouça ao vivo

Velório de Padre Haroldo reúne milhares no Paço

Acontece desde às 8h da manhã deste domingo no Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, e segue até às 15h, o velório do Padre Haroldo Rahm. Ele morreu no sábado, em São Paulo, aos 100 anos. Ele completaria 101 em fevereiro próximo. Padre Haroldo teve uma parada cardíaca por volta do meio-dia e não resistiu.

Há pelo menos dois anos, por conta da idade e de problemas de saúde, o jesuíta estava afastado das atividades e vivia em São Paulo.

No Paço, desde às 8h, centenas de pessoas já passaram para se despedir do religioso que colaborou na mudança de vida de milhares de pessoas através do instituto que leva o nome dele.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do padre e lamentou a enorme perda que Campinas sofreu dizendo que Rahm foi um ser humano muito especial, que ajudou e iluminou a vida de várias pessoas e que fará muita falta.

Harold Joseph Rahm nasceu em 22 de fevereiro de 1919, em Tyles, Texas, no Estados Unidos. Por lá, já desenvolvia, desde jovem padre, trabalhos sociais com pessoas que viviam na fronteira com o México.Padre Haroldo, que chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986, fundou diversas obras aliando-se a outros religiosos. Em 1978, fundou a entidade filantrópica “Associação Promocional Oração e Trabalho” que em 2009 foi rebatizada com seu nome pela diretoria.

Padre Haroldo ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prêmios e possui mais de 50 livros publicados. A instituição é referência internacional no tratamento de dependentes químicos e já transformou a vida de pelo menos 80 mil pessoas durante quatro décadas.

Depois do velório, o corpo será levado em cortejo fúnebre até o mosteiro de Itaici, em Indaiatuba. Às 16h será realizada uma missa de corpo presente e, às 17h, está previsto o sepultamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.