A história musical de 4 irmãs americanas é parecida com a de muitos artistas. Negras e filhas de um pastor, foi na igreja que as meninas começaram a cantar. Mas as coincidências terminaram aí, pois na hora de escolher o repertório a diversidade de estilos fugiu do padrão da industria fonográfica.
O trio formado por June , Bonnie e Anita trabalhava como vocalistas de apoio pra vários artistas. Isso acontecia principalmente em shows no Estado da Califórnia. Foi através dessas apresentações que surgiu o convite de uma gravadora. Com a entrada de Ruth, a quarta irmã, teve início a trajetória das Pointer Sisters.
Com o soul e o funk em alta no começo dos anos 70 nos Estados Unidos, seria de imaginar que elas iriam por esse caminho. Não só não foram, como adotaram um som e um visual que lembravam os cabarés das décadas de 30 e 40.
Entre as músicas gravadas pelas Pointer Sisters tem originais encaminhadas por compositores profissionais, como também versões com novos arranjos. Mas de vez em quando elas escreviam o próprio material e surpreendiam a todos.
Essa música rendeu um Grammy e uma indicação, ambos na categoria country , algo absolutamente incomum num mercado tão segmentado quanto o fonográfico. A canção atingiu um outro patamar ao entrar também na categoria pop da Billboard. E o que estava bom ficou ainda melhor quando Elvis Presley decidiu gravá-la. Com tantos incentivos a gravadora ficou animada e até pensou em pressionar as irmãs para avançar nesse gênero, mas elas mudaram de novo.
Esse funk também foi escrito pelas Pointer Sisters e está num disco dançante. Ele chegou ao vigésimo lugar na Billboard parecia óbvio que esse seria o caminho do próximo trabalho, afinal, a década de 70 estava chegando ao fim e a discoteca comandava as paradas. Só que não foi bem assim.
Fire é uma composição de Bruce Springsteen feita especialmente para Elvis Presley , mas a morte de Elvis enterrou esse sonho. A versão de Bruce demorou anos pra ser lançada. Só que o produtor das Pointer Sisters conhecia a música e pediu que elas gravassem. O resultado foi o primeiro sucesso internacional do grupo, que a essa altura era um trio, após a saída de Bonnie.
As Pointers Sisters conseguiram manter essa diversidade sonora até o começo dos anos 80, depois disso as gravadoras foram se tornando cada vez menos receptivas as experiências e as irmãs acabaram encaixotadas no padrão rhythm & blues da década, que era a música feita quase toda na bateria eletrônica e sintetizadores.
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Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi