Ouça ao vivo

A obra do mestre Pixinguinha

Mestre do chorinho, requintado improvisador e  pioneiro da linguagem musical brasileira esse foi Alfredo da Rocha Vianna, o nosso Pixinguinha, um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos.

Pixinguinha nasceu em 23 de abril de  1897 no Rio de Janeiro e  por volta  dos 13 anos , fez   a sua primeira gravação e  já mostrava  no estúdio a mesma segurança e tranqüilidade na flauta que tinha nas rodas de choro ao lado do Pai e irmãos, também músicos.

1917, com apenas 20 anos gravou  “ Sofres porque queres ” um clássico do gênero choro. Logo depois formou  o lendário  grupo os oito batutas, a única orquestra que falava alto ao coração,  do qual também fez parte o grande amigo Donga;

A partir de 1922 o grupo excursionou por  várias partes do Brasil além da Argentina e França, fazendo grande sucesso.  Nesta fase Pixinguinha  não conseguia  manter o mesmo padrão de coordenação com os dedos e trocou  a flauta pelo  saxofone.

Pixinguinha herdou a generosidade de seu Pai, que sempre recebia em sua casa os amigos que passavam por dificuldades financeiras. Uma vez, Pixinguinha fora internado no mesmo hospital em que estava sua esposa,  Dona Beti , porém no dia de visita-la, ele vestia terno e gravata, como se estivesse vindo de casa, artimanhas para não preocupar a mulher.

Pixinguinha realizou uma verdadeira revolução vestindo a música com toda brasilidade que faltava , Ele se tornou simplesmente o grande  arranjador musical aqui no Brasil e no exterior com mais de 120 projetos  lançados em seu nome desde   1911 até os tradicionais  tributos nos dias de hoje.

Um dado lastimável foi que o autor  de  Carinhoso, Lamento e Ingênuo sucessos avassaladores aqui no Brasil e lá fora,  nunca recebeu o valor correto dos direitos autorais de suas musicas  e enfrentou   severos problemas financeiros nos últimos anos de vida.

Em  fevereiro durante o  carnaval de 1973, Pixinguinha  se preparava para ser padrinho de batismo e sofreu um infarto fulminante . A banda de Ipanema  se desfez rapidamente ninguém quis saber mais da folia.

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.