Após semanas de falta e de agonia dos pais, a secretaria de saúde de Campinas informou que recebeu um lote de 10,2 mil doses da vacina pentavalente, que já está disponível para a população. A distribuição da vacina começou pela região noroeste nesta terça-feira e gradativamente vai chegar a todos os Centros de Saúde. A previsão, é de que em até cinco dias, o abastecimento seja finalizado. O número deverá ser suficiente para zerar o déficit de vacinas na cidade, já que é maior que as últimas remessas recebidas pelo município.
As três últimas vezes que Campinas recebeu a vacina foram nos meses de julhos de 2019, com 1,9 mil doses; outubro, com 2,8 mil doses e novembro, com 2 mil. Após isso, o município não recebeu mais o medicamento do Ministério da Saúde e crianças ficaram sem imunização. O diretor da sociedade brasileira de imunizações e médico pediatra, Renato Kfouri, destacou a importância da vacina para a proteção das crianças. Ele explica que as crianças devem completar a carteira de vacinação o quanto antes. “Ela fica desprotegida até que ela complete o esquema. Obviamente que quando a vacina chegar, não precisa reiniciar o esquema, basta completar. Enquanto isso não acontece, a criança fica desprotegida. A gente espera que esse problema seja solucionado o quanto antes”, afirma.
A vacina pentavalente garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a influenza tipo B, responsável por meningite e infecções no nariz e na garganta.