Ouça ao vivo

Violência contra a mulher cresce em Campinas

Foto: Valéria Hein

Todos os tipos de violência registrados contra mulheres tiveram aumento em Campinas de 2018 para 2019. Os dados são da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e mostram que as tentativas de feminicídio passaram de 12 para 22 e os registros de violência física cresceram de 198 para 206. São números divulgados no momento em que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, dá posse aos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que irão atuar de 2020 a 2023.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine, esses dados demonstram a necessidade de políticas públicas para mudar esta realidade. Ela cita o racismo e o sexismo como estruturantes da desigualdade e da violência. De acordo com o levantamento, o tipo de denúncia que mais aumentou foi por violência moral. Em 2018, foram 18 registros, e em 2019, 68. Para Eliane Jocelaine, esse dado demonstra que derrubar a cultura do machismo é o grande desafio.

Outro dado preocupante é sobre o número de medidas protetivas descumpridas que, entre 2018 e 2019, saltou de zero para 11. Eliane Joceilaine confia na eficácia das medidas protetivas, mas considera ser preciso identificar o motivo desta reincidência. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é composto por 28 titulares e 25 suplentes, representantes da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.