Ouça ao vivo

Centro de Convivência mantém estado de abandono

Foto: Flávio Botelho

Fechado desde 2011 por conta da falta de condição de uso, o Centro de Convivência Cultural de Campinas permanece em situação de abandono. Tombado pelo patrimônio histórico da cidade, o espaço cultural apresenta rachaduras, afundamentos no piso, falta de iluminação e uma série de outros problemas apontados pela população que são visíveis a qualquer hora do dia.

Para a secretária aposentada Lucila Cristofáro, um dos grandes problemas é a invasão de desocupados e o mau cheiro em determinados pontos. Na opinião do advogado Maurício Camargo, o que  incomoda são as pichações existentes por todos os cantos e que dão um ar de abandono ao espaço de lazer e cultura. A palavra “abandono” para caracterizar o Centro de Convivência Cultural de Campinas também é citada pela jornalista Adriana Leite. Ela mora próximo ao local e diz que a noite a área é muito escura.

Em dezembro de 2019, a reportagem esteve no local e encontrou situação semelhante.  Desde a ocasião, a Prefeitura de Campinas está autorizada a receber R$ 19,1 milhões para início das obras de recuperação, por meio de um convênio assinado com o Governo do Estado. De acordo com o vice-governador, Rodrigo Garcia, o convênio vai permitir licitar a primeira fase da obra, mas a proposta é a reforma completa. Para a total recuperação do Centro de Convivência Cultural, são necessários cerca de R$ 40 milhões.

Em nota encaminhada a equipe de reportagem, a Prefeitura de Campinas informou que está em fase de conclusão o processo interno de elaboração do edital para abertura da licitação das obras de reforma, mas ainda não estipulou uma data especifica. A previsão é que as obras comecem ainda dentro deste primeiro semestre do ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.