Ouça ao vivo

Chuvas preocupam em Monte Mor e Capivari

Foto: Danilo Braga

As chuvas deixaram moradores desabrigados e desalojados em Monte Mor, onde o Rio Capivari inundou casas e interditou ruas. A chance de enchente também preocupa na vizinha Capivari. Em Monte Mor, José Luiz Dias observava a enchente de um ponto a cerca de 10 metros da casa onde mora, no Jardim Progresso. Ele conseguiu erguer os móveis e eletrônicos para evitar prejuízos. “Quando começou a chegar ali na calçada, a gente ficou atento e pegou uns cavaletes pra erguer as coisas. Agora a gente tem que aguardar fora de casa porque não tem como ficar lá dentro”, diz.

Silvany Dionísio mora em um ponto da região central que fica entre a Rodovia Campinas-Monte Mor e a Vila Faride Calil, bairro no qual casas foram inundadas e uma ponte foi interditada devido à cheia. “Fica difícil né? Não tem como ir pro centro. Hoje o ônibus nem tá passando e a gente fica isolado aqui. Minhas filhas tinham médico, mas não teve nem como ir, porque pela pista é longe”, afirma ela.

O secretário de Defesa Civil da cidade, Murilo Rinaldo, confirma que 50 famílias estão fora de casa, afirma que 200 imóveis foram afetados e alega que o município está prestando assistência a todos. No momento em que a reportagem esteve no Jardim Progresso, equipes da Defesa Civil auxiliavam moradores na retirada de pertences. O alerta segue porque choveu além do previsto na região. “Estamos dando alerta desde às 4h da manhã. E agora estamos com barcos, bombeiros voluntários, equipes da Guarda Municipal e secretarias de Obras e Meio Ambiente pra ajudar ao próximo”, defende.

Em Capivari, quem mora no Jardim Moretti também está de olho no nível do rio. No bairro, moradores, como Claudiovane da Rocha, se disseram acostumados com as cheias nessa época do ano. “Ano passado encheu. E lá embaixo, no São Cristóvão, já começou a encher. É ruim quando vem água de Campinas. Se chove em Campinas, aqui enche, principalmente em pontos mais baixos”, relata. Por conta das chuvas em Piracicaba e Campinas, a Defesa Civil e os assistentes sociais da prefeitura de Capivari alertaram as famílias para a possível necessidade de que saiam de casa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.