Ouça ao vivo

Compra do material escolar exige conta e estratégia

Comparar os gastos de outros anos, questionar e reaproveitar itens, pesquisar em lojas físicas e virtuais e conversar com outros pais. Essas são as principais dicas para quem quer economizar na compra do material escolar em 2020. As recomendações são do professor de economia da UniMetrocamp, Chayene Martini, que lembra que o ideal é que a ida às papelarias e lojas seja feita com planejamento e muitas contas. O esforço pode resultar em 8% de economia.

“Se o consumidor conseguisse fazer o planejamento baseado no montante que ele gastou no ano anterior, ou, se não conseguir fazer isso, usar uma parte do 13º salário, em média, estima-se que pode economizar até 8%”, defende ele.

Além disso, é necessário avaliar o que se tem em casa e que pode ser usado novamente, assim como questionar os produtos pedidos e buscar sempre os descontos. Nas papelarias do centro da cidade, muita gente se disse atenta. Miriam Bessa reaproveitou muita coisa. “Tem que aproveitar. Muito material eu aproveitei”, conta. Cláudia Soares comprou tudo para as duas filhas após visitar três locais. “Eu acabo comprando tudo junto e conseguindo desconto”, diz.

O contato com outros pais e mães também é outra dica. Através dessas conversas, segundo o professor da UniMetrocamp, Chayene Martini, compras coletivas podem ser combinadas, já que descontos são mais fáceis em grupo. “Um grupo no WhatsApp pra trocar informações sobre as listas e criar a possibilidade de negociar em quantidade maior, por exemplo. Com 30 alunos na sala, 30 pais fazendo a compra a possibilidade de desconto é maior”, alega.

O e-commerce é outro caminho a ser seguido, principalmente pelo nível elevado de competitividade no mercado. E a escolha da forma de pagamento também ajuda na economia, já que o parcelamento no cartão nem sempre compensa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.