Ouça ao vivo

Confusão dificulta atribuição de professores

Foto: Leandro Las Casas

Os professores não concursados contratados pelo Estado de São Paulo para suprir o déficit de profissionais na rede enfrentaram confusão para assumir aulas em Campinas. Uma das diretorias de ensino, por exemplo, ficou lotada. Por conta da dificuldade, muita gente voltou para casa nos últimos dias 23 e 24 sem conseguir saber em quais aulas e classes trabalhariam. A espera excessiva e a falta de informações foram causadas por erros na pontuação e classificação.

A professora de Educação Física Andréia Maria Gaona aguardava no pátio da Diretoria de Ensino Oeste com centenas de colegas e explica que muitos docentes que nunca haviam lecionado estavam com pontuações superiores. “Pessoas que nunca tinham dado aula estavam nas primeiras colocações, por exemplo. Outras pessoas com vários pontos estavam até sem o nome na classificação. Então estão todos na fila pra tentar arrumar essa pontuação”, diz.

Mas como muita gente já havia recebido a atribuição com base na lista equivocada, Andréia prevê mais problema e teme que a situação atrase o cronograma de volta às aulas, já que o processo precisou ser prorrogado. Em comunicado oficial que chegou ao conhecimento dos professores não concursados, a Secretaria Estadual de Educação informou que o prazo-limite para a atribuição das aulas foi prorrogado até esta segunda-feira, dia 27.

“Então, agora, eu acho que o meu número será chamado amanhã. Só que a gente não entendendo, porque segunda-feira já vai começar o planejamento letivo para o ano todo e ainda não foi feita totalmente a atribuição, alega.

A diretora de Campinas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado, Suely Oliveira, reclama que o tumulto atingiu as diretorias de ensino Oeste e Leste e critica a pasta estadual de Educação pela desorganização. “Os professores estão com muitos problemas. Aqui na Diretoria de Ensino Oeste estamos tentando, mas nos polos da Diretoria de Ensino Leste temos muita confusão também. É uma falta de respeito do governo do estado”, reclama.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou em comunicado enviado à imprensa que os problemas de pontuação e classificação aconteceram por causa da grande demanda e que cada caso será avaliado individualmente. De acordo com o texto da pasta estadual, os profissionais que tiveram problemas no dia 23, poderiam procurar as diretorias de ensino até esta segunda, dia 27. Além disso, afirmou por fim que ninguém será prejudicado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.