Ouça ao vivo

Enchentes preocupam em Monte Mor e Capivari

Foto: Danilo Braga

Dez famílias ainda continuavam desalojadas em Monte Mor na manhã desta terça-feira em decorrência das chuvas que atingiram a cidade entre domingo e a madrugada de segunda-feira, causando o extravasamento do Rio Capivari, que chegou a 2,5 metros, mas já baixou para 1,80. O nível normal é 1,5 m. Os desalojados foram para casas de familiares por não terem aceito a solução proposta pela Prefeitura de abrigá-los em escolas e ginásios da cidade.

Com o rio num nível mais baixo, as famílias começaram a voltar para contabilizar os prejuízos e iniciar a limpeza. Ao chegar, a moradora do Jardim Progresso, Katrine Evelyn, percebeu que tinha perdido tudo de valor na residência. De acordo com o Secretário da Defesa Civil de Monte Mor, Murilo Rinaldo, a expectativa é de que a situação se normalize nesta semana. Para a limpeza e auxílio às vítimas das enchentes, a Defesa Civil da cidade pediu ajuda humanitária estadual.

A chance de enchente preocupa também a cidade vizinha, Capivari. A Prefeitura da cidade implantou medidas preventivas para evitar riscos a moradores. Sete famílias foram encaminhadas para a Escola Municipal Professora Alves Silveira. A moradora do bairro Moretto, Telma dos Santos, está entre elas. O Moretto é considerado área de risco de enchente e, apesar do Rio Capivari ainda não ter transbordado na cidade, o volume de água que desce de Monte Mor gera preocupação da administração municipal. Dezessete famílias de áreas de risco em Capivari se recusaram a ir para os abrigos e assinaram termos de responsabilidade para poderem permanecer em suas casas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.