Ouça ao vivo

José Luiz Junqueira: Se o Paulo Guedes pular de uma montanha, eu pulo também

Foto: Victória Grimaldi

*Prisma empresarial: toda última sexta-feira de cada mês, o Prisma CBN recebe um convidado para debater o cenário econômico.

Entrevista: Leandro Las Casas e Guilherme Pierangeli

Texto: Leandro Las Casas, Guilherme Pierangeli e Henrique Bueno

Professor e diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira reconhece que a instituição sentiu os reflexos da crise econômica dos últimos anos na procura pelos cursos de Odontologia e Medicina e admite que o baixo poder aquisitivo das pessoas no período resultou também no aumento da inadimplência. Na opinião dele, a situação foi parecida em outras universidades e faculdades particulares e por isso alega que a postura foi de humildade diante das dificuldades. “O impacto negativo que nós tivemos foi proporcional ao impacto negativo que uma loja de produto de varejo teve, ou que um banco teve. Nós sofremos o impacto, porque as pessoas não tinham como pagar o nosso produto, que é a Educação”, detalha.

Atualmente, no entanto, atesta que o momento é outro, vê o otimismo como receita e não economiza elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ele é um gênio, é correto e tem uma visão holística do mundo. E eu acho que o brasileiro deveria rezar todo dia pra ele. É o único capaz de alavancar a economia, seja qual for o seu posicionamento político”, crava o professor (confira em vídeo um trecho da entrevista em podcast).

Ao ser questionado sobre a importância do Brasil no cenário acadêmico e científico, defende os pesquisadores do País, mas identifica uma diferença evidente nos investimentos materiais feitos por outros países. “O Brasil é competitivo com ‘as cabeças’ ótimas dos nossos cientistas. Tanto que um dos grandes problemas das instituições, principalmente públicas, é a evasão dessas ‘cabeças’, a chamada ‘fuga de cérebros’”, identifica. Para José Luiz Junqueira, diante dessa realidade discrepante e desequilibrada, a perda dos pensadores resulta também na perda do que foi gasto pelo governo na formação e especializações desses profissionais. “O americano chama pra ganhar US$ 20 mil por mês e o pesquisador brasileiro vai com a família inteira. E aí ele deixa para trás um vazio e leva as conclusões dos estudos para um país mais preparado tecnicamente”, alega em tom de lamentação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Prisma: Ep.05 – “Ninguém deve contar com a sorte pra mudar seu destino”

Depois de crescer na periferia, mudar seu destino e construir uma trajetória de sucesso na iniciativa privada, Patrícia Ellen da Silva encarou aquele que talvez seja um de seus maiores desafios, assumir um cargo político no governo do Estado de SP, ao lado de muitos homens – incluindo o chefe, o governador e presidenciável João Doria. Para ela, a política é a oportunidade de mudar e melhorar a vida das pessoas para que ninguém mais precise contar com a sorte, como ela diz ter tido.

Mulheres no Poder: Ep.04 – “Eu não vou pedir licença”

Da presença em espaços de poder, da vida na periferia, do primeiro diploma universitário conquistado na família, na maternidade solo de três filhos. A vida de Eliane Jocelaine é um ato político. A primeira mulher negra a ocupar um cargo no alto escalão da prefeitura de Campinas inspira e abre caminho para outras mulheres, mesmo que esse caminho tenha que ser conquistado à força. “Eu não vou pedir licença pra estar onde eu quiser estar”, diz.

Prisma CBN – Mulheres no poder: posicionamento no legislativo

Neste episódio, Lilian de Souza conversa com a vereadora Mariana Conti, parlamentar mais votada em Campinas nas últimas eleições. Na última legislatura, ela foi a única mulher eleita entre os 33 vereadores da Casa. Agora, ela tem a companhia de outras três mulheres na Câmara. E continua lutando por mais representatividade.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.