José Nunes Filho: Precisamos lutar por Viracopos e a concessão precisa ser revista

José Nunes Filho
Foto: Pedro Gallante

Entrevista: Leandro Las Casas e André Berenguel

Texto: Leandro Las Casas, André Berenguel e Henrique Bueno

Diretor da regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, o Ciesp, José Nunes Filho é enfático ao defender a necessidade de uma solução para o impasse envolvendo o Aeroporto Internacional de Viracopos, que elogia, defende e vê como primordial para o desenvolvimento contínuo e completo da região metropolitana.

Há mais de dois anos envolvido em uma crise, com capítulos judiciais e dificuldades de chegar a acordos com os credores, o terminal de Campinas pode ser relicitado e atualmente é foco de um imbróglio entre a Agência Nacional de Aviação Civil e a concessionária Aeroportos Brasil, que venceu a disputa e é responsável pelo local desde 2012. Naquele ano, iniciou a construção do novo terminal de passageiros, projetado para ser entregue antes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, promessa que não foi cumprida e resultou em uma multa milionária. Ao longo da concessão, porém, outras dívidas foram se acumulando.

Ao ser lembrado sobre o histórico recente do aeroporto, o diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, José Nunes Filho, faz coro à operadora do terminal, critica a forma como a concessão foi feita e atribui a culpa pelo fiasco ao Governo Federal, que entende ter vendido uma previsão irreal de aumento no número de passageiros e de volume de cargas (confira no vídeo uma parte da entrevista em podcast).

Indagado sobre a expectativa para a economia em 2020, o diretor do Ciesp foge um pouco dos números que costuma divulgar e analisar com base nas pesquisas sazonais de sondagem industrial, foca no otimismo dos empresários e detalha qual comportamento espera ver por parte dos investidores internacionais. Além disso, dispara contra os benefícios recebidos por políticos e servidores de estatais e se mostra favorável às recentes mudanças nas normas trabalhistas.

Para Nunes, que aprova os rumos econômicos tomados desde o governo Temer, Jair Bolsonaro teve um bom primeiro ano, principalmente por conta da aprovação da Reforma da Previdência. Porém, deveria adotar ainda uma série de medidas que poderia fazer o Brasil crescer e, com isso, combater o desemprego, atualmente na casa dos 12 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Prisma: Ep.05 – “Ninguém deve contar com a sorte pra mudar seu destino”

Depois de crescer na periferia, mudar seu destino e construir uma trajetória de sucesso na iniciativa privada, Patrícia Ellen da Silva encarou aquele que talvez seja um de seus maiores desafios, assumir um cargo político no governo do Estado de SP, ao lado de muitos homens – incluindo o chefe, o governador e presidenciável João Doria. Para ela, a política é a oportunidade de mudar e melhorar a vida das pessoas para que ninguém mais precise contar com a sorte, como ela diz ter tido.

Mulheres no Poder: Ep.04 – “Eu não vou pedir licença”

Da presença em espaços de poder, da vida na periferia, do primeiro diploma universitário conquistado na família, na maternidade solo de três filhos. A vida de Eliane Jocelaine é um ato político. A primeira mulher negra a ocupar um cargo no alto escalão da prefeitura de Campinas inspira e abre caminho para outras mulheres, mesmo que esse caminho tenha que ser conquistado à força. “Eu não vou pedir licença pra estar onde eu quiser estar”, diz.

Prisma CBN – Mulheres no poder: posicionamento no legislativo

Neste episódio, Lilian de Souza conversa com a vereadora Mariana Conti, parlamentar mais votada em Campinas nas últimas eleições. Na última legislatura, ela foi a única mulher eleita entre os 33 vereadores da Casa. Agora, ela tem a companhia de outras três mulheres na Câmara. E continua lutando por mais representatividade.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.