Ouça ao vivo

Liminar garante matrícula em Etecs, mas pais temem recurso

Foto: Leandro Las Casas

Após a liminar que garantiu as matrículas de jovens nas escolas técnicas Bento Quirino e Conselheiro Antônio Prado, em Campinas, os pais dos alunos aprovados nos vestibulinhos temem que a medida seja derrubada pelo governo. Um grupo que conseguiu matricular os filhos após a ação na Justiça se reuniu em frente ao Etecap e reforçou o entendimento de que a alteração no edital do processo seletivo foi inconstitucional porque não teria sido divulgada a tempo.

A mudança que causou a revolta dos pais foi feita dias antes da inscrição para as provas e previa que estudantes que já tivessem cursado o primeiro ano do ensino médio não poderiam se matricular nos cursos técnicos do estado. A filha de Nilson Ribeiro se enquadra no perfil. Ela teve a matrícula barrada em primeiro momento no Etecap, em Campinas, mas agora conseguiu ter direito às aulas. Por isso Nilson teme que a liminar seja cassada e o impasse continue.

“Essa liminar pode ser cassada se o estado assim entender. Então a primeira coisa que a gente tá imaginando é que o governo tenha a decência de não cassar, porque o juiz mostrou que existem muitas irregularidades”, argumenta ele.

Além de pais de alunos que foram aprovados no Etecap, responsáveis de estudantes que estão na mesma situação na Bento Quirino e em outras unidades do estado também se reuniram e dizem agora organizar um movimento maior. Isso porque a liminar só envolve a primeira chamada das Etecs de Campinas e não das demais escolas técnicas e listas de aprovados. Elizabete Oliveira, por exemplo, é uma das mães da Capital Paulista que também buscou a Justiça.

“A matrícula é direito do aluno mediante a classificação que ele tirou e essa norma não foi divulgada em lugar nenhum, nem no site do Centro Paula Souza. Mas em São Paulo nós ainda não conseguimos essa liminar”, informa ela.

Procurada para se manifestar, a assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, responsável pelas escolas técnicas do estado, confirmou em nota que a instituição cumprirá a decisão judicial, mas não detalhou se deve recorrer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.