Ouça ao vivo

Maioria dos campineiros prefere parcelar IPVA

A maioria dos campineiros ouvidos pela reportagem da CBN Campinas vai pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, o IPVA, de forma parcelada. O motivo é o aperto financeiro, principalmente no início do ano.

Muitos fizeram os cálculos dos gastos nesses primeiros meses. Foram os casos de Miguel Assis e Cícero Santos, que optaram pela divisão por conseguir arcar com os valores mais em conta, já que também se preocupam com o IPTU. “Compensa, porque eu fiz as contas e ficou mais vantajosa”, afirma Miguel. “Eu vou ficar com uma parcela pequena que eu posso pagar”, defende Cícero.

O despachante Oswaldo Redaelli Filho concorda. Segundo ele, o pagamento à vista, que permite um desconto de 3% no valor integral do tributo, não compensa tanto quanto a o valor diluído em três partes e sem acréscimos. “Compensa fazer parcelado, pois não descapitaliza e consegue fazer o valor em três parcelas iguais. Você não tem o desconto, porém não tem acréscimo”, diz.

Por outro lado, alerta os contribuintes para evitar uma bola de neve, já que o possível atraso de uma parcela gera multa de 20% e juros de 1% a cada mês. “É 20% de multa e mais 1% de juros de mora a cada mês não recolhido. Se deixa de pagar a segunda parcela, acarreta multa de 20%, mais 1% de juros”, explica.

Para evitar o problema, é preciso ficar atento às datas. A primeira parcela do IPVA de veículos com placa de final 1, por exemplo, vence em 9 de janeiro. Além do parcelamento em três vezes, é possível pagar com cartão de crédito pelos sites das empresas credenciadas à Fazenda, Taki Pagamentos e Pinpag.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.