O primeiro dia de 2020 foi marcado por um forte temporal em Campinas. As Avenidas Mirandópolis, Carlos de Campos, Princesa d’Oeste e Laranjal Paulista ficaram alagadas. No bairro Jardim Marisa, uma casa foi atingida pela enxurrada e foram registradas quedas de árvores no Jardim Nova Europa, Jardim São Gabriel e Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza.
No Jardim Pacaembu, os galhos ainda se espalhavam pela Avenida Padre Gaspar Bertoni, na manhã desta quinta-feira. O acesso à garagem do Conjunto Habitacional Bandeirantes chegou a ficar bloqueado pelos galhos e dois carros foram atingidos. O síndico do Condomínio, Jean Renato Rocha, conta que precisou acionar equipes próprias para desobstruir a entrada da garagem. “As árvores tomavam a metade da rua. Caíram em dois carros. Nós temos um trator e a gente mesmo vai fazer a remoção das árvores”, disse.
De acordo com outro morador do bairro, Renato Cossari, a prefeitura ainda não enviou equipes para remover os galhos. “A prefeitura não veio ainda. Desse jeito que está não dá para ficar. O síndico que estava organizando para remover as árvores”, afirmou. O bairro ficou uma hora sem energia no momento do temporal. Foram 20,8mm de chuva. Em alguns pontos foi registrado granizo, mas ninguém se feriu e não há desalojados.
A prefeitura de Campinas informou que todas as equipes de Serviços Públicos já estão atuando para recolher as árvores e galhos e o local apontado pela matéria está incluído neste trabalho. A previsão é terminar até o fim desta quinta-feira. Para este serviço, é feito primeiro o desbloqueio das vias em que houve queda de árvores e galhos para facilitar a passagem dos veículos e depois as equipes passam recolhendo o material.