Ouça ao vivo

CNI aponta espera de brasileiros por promoções

Foto: Flávio Botelho

Pesquisa recém-divulgada pela Confederação Nacional da Indústria mostra que 71% dos brasileiros aguarda por promoções para adquirir bens como eletrodomésticos, móveis, veículos, celulares e eletrônicos. De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores com renda familiar de até um salário mínimo espera um saldão, enquanto o percentual entre os consumidores com renda superior a cinco salários mínimos é de 60%.

O levantamento revela que, quanto menor a renda familiar, maior o costume de esperar por condições especiais ou preços mais atraentes. A diarista Maria Aparecida Rodrigues Santana faz parte dessa lista e, segundo ela, vale muito a pena esperar as promoções de início de ano. A professora Maria Luiza Mendes Coutinho também aguarda as promoções para ir às compras. Para tanto, faz uma reserva para o pagamento à vista. A gerente de treinamento Franciele Barroso trabalha para uma grande rede em uma loja de Campinas. Segundo ela, na data específica da grande promoção anual da empresa, em um dia é vendido o equivalente a 15 dias.

Os números da pesquisa feita pela CNI revelam também que 93% dos consumidores costuma pesquisar os preços dos bens de maior valor antes de realizar a compra, enquanto 80% vai atrás das características técnicas desses itens. O preço, a qualidade e a marca do produto são considerados os fatores mais importantes na hora de adquirir os bens de maior valor. Os fatores apontados como menos importantes para a compra são a propaganda, o design e a novidade. Os dados da pesquisa da CNI apontam ainda que a quantidade de consumidores que se importa com a garantia e os serviços de pós-venda aumentou de 65%, em 2013, para 74%, em 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.