Ouça ao vivo

Pneu de trator no Cambuí vira criadouro da dengue

Foto: Danilo Braga

Entra ano e sai ano, Campinas enfrenta sérias epidemias de dengue e a administração pública surge com campanhas de conscientização para impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença. Todo mundo já ouviu falar que não pode permitir que a água se acumule em objetos, que casas e terrenos baldios devem ser mantidos limpos e que todos tem que fazer a sua parte para evitar problemas mais graves. Mas quando parece que o acesso à informação aumenta e que as pessoas vão se conscientizando mais, situações cada vez mais bizarras surgem pela cidade.

Num dos bairros mais ricos e tradicionais de Campinas, o Cambuí, um pneu de trator acorrentado a um poste, foi abandonado na Rua João Mendes Júnior. Como o objeto está preso no local, não é possível nem mesmo mudar a posição para evitar que a água se acumule ali dentro. Ao redor, há apenas um estacionamento desativado, com uma placa informando um nome de academia que não existe mais nas redondezas. E a situação ainda consegue piorar. No imóvel ao lado, aparentemente vazio, há um estacionamento onde foram colocados pelo menos quatro pneus de carros para evitar que se encoste na parede. Na sequência, são dois imóveis parcialmente demolidos, com entulho e lixo acumulado.

Quem mora pelo local, fica chocado com tamanho descaso. Esméria Tavares acompanha toda situação da janela de seu apartamento e fica surpresa como um pneu daquele tamanho possa estar abandonado na rua da cidade por tanto tempo. Ela disse que já buscou contato na prefeitura, mas até agora nenhuma providência foi tomada. “Eu vejo daqui do meu prédio e fico apreensiva. O pneu é gigante, deve ser de trator, e faz muito tempo que ele está lá. Eu já entrei em contato com a prefeitura, liguei no 156, protocolei o pedido, mas nada foi feito até agora”, afirma.

Procurada, a Prefeitura de Campinas informou que a Vigilância em Saúde Distrital Leste (Devisa Leste) irá enviar uma equipe ao local para realizar uma vistoria na tarde desta quinta-feira (23), caso não chova. Caso chova, a vistoria será adiada. Quanto os itens citados em locais particulares, os proprietários poderão ser notificados.

Posteriormente, a assessoria da prefeitura entrou em contato novamente informando que irá hoje à tarde no lugar, independente da condição climática.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.