Ouça ao vivo

Feira noturna no Tancredão agrada, mas lixo incomoda

Foto: Flávio Botelho

Moradores  do Campos Elíseos, Vila Mimosa, Jardim Aerocontinental e demais bairros da região aprovam a feira noturna que passou a ser realizada às quintas-feiras em frente a Praça de Esportes Tancredo Neves. Porém, não estão nada satisfeitos com o lixo que é deixado na calçada.

A aposentada Letícia dos Santos mora em um condomínio bem próximo a praça e utiliza o local todas as manhãs para a sua caminhada. Na manhã seguinte a feira noturna, ficou impressionada com a quantidade de sujeira na calçada e na rua. A dona de casa Helena de Carvalho Mendes concorda com a feira noturna, mas, na opinião dela, teria que ter um responsável para recolher o lixo e lavar o local, assim como ocorre na feira que acontece nas manhãs de domingo. O feirante Wladimir Costa explica que faz a sua parte recolhendo o lixo produzido em sua banca.

De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes Noturnos de Campinas, Jimmy Osiro, a entidade está tentando uma parceria com a Prefeitura para resolver o problema, mas  por enquanto, o lixo produzido fica sob responsabilidade dos próprios feirantes. Em nota, a Setec informou que as feiras noturnas foram implantadas em setembro de 2018, durante a vigência de contrato com a empresa de limpeza urbana. Algumas tratativas estão sendo feitas junto ao Departamento de Limpeza Urbana (DLU) para solucionar a questão.

Enquanto isso não acontece, está sendo feita uma gestão direta com os feirantes e também junto à Associação dos Feirantes Noturnos para que os próprios feirantes façam a limpeza recolhendo o lixo e descartando em local próprio para a coleta. A medida, segundo a Setec, tem dado certo, e raras são as reclamações nas 27 feiras noturnas em atividade todas as semanas. Os feirantes que não atendem a essa solicitação, conforme o comunicado, são advertidos e podem até perder a autorização para permanecer na feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.