Prisma CBN: em 2019, fortes declarações chamaram a atenção no novo programa digital

Texto: Henrique Bueno e Leandro Las Casas

Entrevistas: Leandro Las Casas, Henrique Bueno, Valéria Hein, Marco Guarizzo e Flávio Paradella

Em 01 de novembro de 2019, quando a CBN Campinas completou seus 28 anos de atividade, um novo marco na história da emissora foi alcançado, com o lançamento de seu conteúdo digital exclusivo. São quatro podcasts disponíveis em todas as plataformas de streaming, como o Spotify e três quadros em vídeo, lançados semanalmente no YouTube. Os assuntos são diversos, como os bastidores da notícia, esporte, história, conteúdos digitais, viagem, cinema e música. Paralelo a isso, um novo conteúdo surgiu, com a proposta de trazer informação com a mesma qualidade e credibilidade do rádio, agora exclusivamente para as plataformas digitais.

Deste modo nasceu o Prisma CBN, um programa de entrevista ancorado pelo jornalista Leandro Las Casas, que junto aos outros jornalistas da emissora, entrevista personalidades de interesse da população em geral. E nessa primeira fase do programa, os entrevistados deram declarações que chamaram a atenção. O primeiro deles foi o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, que de imediato se lançou candidato nas eleições de 2022 e ainda disse que deve tentar um cargo que ainda não ocupou, dando a entender que poderia disputar uma cadeira no senado ou mesmo ao Palácio dos Bandeirantes. Ele ainda disse que vai participar do processo eleitoral de 2020, que vai eleger seu sucessor. Jonas apoia nomes como o deputado estadual Rafa Zimbaldi e do secretário de relações institucionais da prefeitura, Wanderlei de Almeida, ambos do PSB.

Quem também concedeu uma entrevista reveladora ao Prisma CBN em 2019 foi a presidente do Centro Infantil Boldrini, Sílvia Brandalise. Dona de opiniões fortes, a médica é uma crítica ferrenha das políticas públicas disponibilizadas pelo Governo Federal, independentemente de quem ocupa ou ocupou a cadeira da presidência da República. Principal expoente na campanha contra o medicamento chinês Leuginase e envolvida em uma polêmica após a compra do remédio pelo Ministério da Saúde entre 2017 e 2018, Sílvia Brandalise vê relação do uso do produto com a morte de milhares de crianças e afirma que vai fazer de tudo para comprovar essa tese.

O Governo Federal também foi alvo de muitas críticas, quando o assunto foi educação. Numa entrevista concedida ao Prisma CBN, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. Um dos pontos destacados pelo acadêmico dizia respeito ao clima de apreensão entre os educadores com as sucessivas investidas de políticos em conteúdos programáticos de escolas e universidades. Um dos temas relacionados a isso que mais chama atenção no Brasil é o Escola sem Partido, duramente criticado pelo reitor. Para Knobel, qualquer processo que limite o professor é equivocado.

 

O Prisma CBN também recebeu em 2019 personalidades do esporte. Um deles foi o campeão olímpico e multicampeão com a seleção brasileira de vôlei, André Heller. Em sua entrevista, o ex-jogador relembrou fatos marcantes da carreira e detalhou passagens polêmicas enquanto servia a equipe nacional. Em uma delas confessou ter sentido uma fúria assassina quando foi cortado pelo então técnico da seleção, Bernardinho, às vésperas do mundial.

Outro nome do esporte que deu as caras no Prisma CBN em 2019 foi Rodrigo Raineri, o maior nome do alpinismo do Brasil e um dos maiores do mundo de todos os tempos. Ele é o único brasileiro a guiar expedições nas sete maiores montanhas do mundo e conquistou o topo do Monte Everest por três vezes. Em situações tão extremas, infelizmente as tragédias acabam acontecendo. Seja com conhecidos ou com um grande amigo. O mais duro golpe foi em 2006, quando o amigo Vítor Negrete morreu numa expedição que faziam juntos ao Everest. Naquele momento, tudo que movia Rodrigo Raineri passou a ser questionado por ele próprio. E aí surgiu o medo.

O Prisma CBN também destacou a cultura regional, com uma entrevista sem meias palavras com Daniel Ete, baixista dos Muzzarelas. Agitador cultural, Ete esteve envolvido em grandes festivais realizados em Campinas e lamentou que a falta de incentivo por parte do poder público impediu que Campinas tivesse um festival equivalente ao Abril Pro Rock.

O Prisma CBN segue agora em 2020 trazendo convidados de interesse da população e debatendo temas atuais e de relevância no cenário regional e nacional. O conteúdo é publicado toda sexta-feira no portal CBN Campinas, em texto, áudio e vídeo, no canal da rádio no YouTube. Todas as entrevistas são disponibilizadas na íntegra, no podcast do Prisma CBN, disponível nas plataformas digitais, incluindo o Spotify.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Prisma: Ep.05 – “Ninguém deve contar com a sorte pra mudar seu destino”

Depois de crescer na periferia, mudar seu destino e construir uma trajetória de sucesso na iniciativa privada, Patrícia Ellen da Silva encarou aquele que talvez seja um de seus maiores desafios, assumir um cargo político no governo do Estado de SP, ao lado de muitos homens – incluindo o chefe, o governador e presidenciável João Doria. Para ela, a política é a oportunidade de mudar e melhorar a vida das pessoas para que ninguém mais precise contar com a sorte, como ela diz ter tido.

Mulheres no Poder: Ep.04 – “Eu não vou pedir licença”

Da presença em espaços de poder, da vida na periferia, do primeiro diploma universitário conquistado na família, na maternidade solo de três filhos. A vida de Eliane Jocelaine é um ato político. A primeira mulher negra a ocupar um cargo no alto escalão da prefeitura de Campinas inspira e abre caminho para outras mulheres, mesmo que esse caminho tenha que ser conquistado à força. “Eu não vou pedir licença pra estar onde eu quiser estar”, diz.

Prisma CBN – Mulheres no poder: posicionamento no legislativo

Neste episódio, Lilian de Souza conversa com a vereadora Mariana Conti, parlamentar mais votada em Campinas nas últimas eleições. Na última legislatura, ela foi a única mulher eleita entre os 33 vereadores da Casa. Agora, ela tem a companhia de outras três mulheres na Câmara. E continua lutando por mais representatividade.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.