Ouça ao vivo

Relatório aponta cocaína em ar e bebedouro de peritos

Foto: Google

O Governo de São Paulo foi condenado pela 5 ª Vara do Trabalho de Campinas a adotar medidas de proteção para os servidores do Núcleo de Perícias Criminais de Campinas, especialmente com relação à exposição a agentes biológicos e químicos. 

Determinou também que providencie melhorias nas estruturas do prédio da unidade, localizado no bairro Botafogo. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, sendo que o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo também figura como autor do processo.

A pedido do MPT, o entidade contratou um profissional capacitado para realizar uma avaliação de substâncias psicoativas presentes no NPC. No local, foi constatada a presença de cocaína em todas as 41 amostras coletadas, em valores consideráveis. 

O relatório mostrou um acúmulo da droga nos filtros de ar condicionado e concentrações menores de cocaína também foram encontradas na superfície das mesas de trabalho, nos teclados dos computadores, estantes, bancadas de trabalho e até no bebedouro de água.

Os equipamentos de proteção individual, como aventais e máscaras semifaciais, também foram avaliados e o resultado confirmou a presença da droga em contato com a pele do trabalhador e na parte interna do EPI.

Diante da situação, a decisão da justiça determina que o Estado apresente, em 30 dias úteis, um laudo técnico que ateste que todos os quadros de energia elétrica do Núcleo Campinas se encontram de acordo com a norma vigente.

O Estado de São Paulo deve apresentar, no mesmo período, um cronograma de implementação de um projeto já aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com objetivo de obter o Auto de Vistoria; um estudo técnico que aponte quais são os equipamentos de proteção individuais adequados aos riscos existentes no NPC Campinas, além da quantidade necessária por mês; e apresente as notas fiscais da compra dos EPIs em número suficiente para uso por seis meses.

A sentença também determina a execução do projeto técnico para obtenção do AVCB, apresentando relatórios mensais das atividades executadas; efetuar a entrega de equipamentos de proteção individual adequados e em perfeito estado de conservação, substituindo-os sempre que necessário e providenciando o respectivo treinamento a todos os trabalhadores para seu uso; apresentar, em 30 dias úteis, normas estabelecendo Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho nos estabelecimentos da Polícia Técnico Científica do Estado.

Além disso, que elabore e implemente, em 90 dias úteis, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional em âmbito estadual; e adote, no mesmo prazo, diversas melhorias na estrutura predial do NPC Campinas, dentre elas: instalação de sistema de exaustão, troca de pisos, pintura de parede, separação do local de atividades administrativas, organização de entrada, saída e armazenamento de amostras, climatização, criação de copa, etc.

O descumprimento acarretará multa diária de R$ 10 mil por item infringido. A assessoria da Procuradoria Geral do Estado foi procurada e, em nota, informou que não foi intimada da decisão judicial e, assim que for, analisará as medidas cabíveis.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.