Ouça ao vivo

Campinas diz acompanhar avanço do coronavírus

Apesar de não haver casos confirmados no Brasil, o coronavírus preocupa a secretaria de saúde de Campinas. O Secretário da pasta, Carmino de Souza, informou estar atento à evolução dos casos nos países onde a doença avança. “Existem hoje aplicativos onde a gente vê em tempo real tudo que ta acontecendo, você vê que na América Latina não tem ainda nenhum caso, os casos que tiveram nas Américas são nos EUA e no Canadá, então são poucos casos nas Américas, mas a gente tem que ficar muito atento”.

O Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde e a Vigilância Epidemiológica estabeleceram medidas para os casos suspeitos e o HC da Unicamp é a unidade de saúde de referência em Campinas nesse tipo de situação, por possuir equipamentos e exames específicos e 18 leitos especiais de isolamento.

E o HC já apresentou um plano operacional para possíveis casos de coronavírus.  Já, o Aeroporto Internacional de Viracopos começou a adotar medidas de prevenção contra o coronavírus. Entre as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde em aeroportos, estão avisos sonoros orientando passageiros sobre os sintomas e as ações de higiene de prevenção contra o vírus, que pode causar pneumonia grave. Carmino considera o monitoramento de viajantes que passaram pela China como a medida de prevenção mais importante neste momento. Sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após a viagem para a China são sinais de alerta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.