Ouça ao vivo

Falta de água em Americana afeta mais de 230 mil

Foto: Henrique Bueno

Desde que a adutora no ponto de captação de água rompeu na última terça-feira, a população de Americana vem sofrendo com desabastecimento. Grande parte da cidade, que supera os 230 mil habitantes, está sem água. A situação é ainda pior por causa da onda de calor dos últimos dias, quando as temperaturas têm se mantido altas. E cada um se vira do jeito que pode.

Um edifício residencial, por exemplo, optou por pagar um caminhão pipa encheu as caixas d’água. A zeladora do prédio, Ruth Mendes, disse que a medida foi tomada exatamente pela incerteza de quando o abastecimento será retomado. “Aqui acabou hoje a reserva que tinha, mas a cidade tá sem já faz dois dias. A gente teve que comprar água pra reabastecer o prédio. Eu não acredito que a água vá voltar tão cedo”, disse.

Jeferson Giovani trabalha em um lava-jato de automóveis e disse que está sem trabalhar. Segundo dele, a situação, além de absurda, está trazendo prejuízo financeiro. “Situação crítica, sem água não tem o que fazer. Infelizmente, além de ter problema de abastecimento em casa, aqui no serviço a gente fica sem trabalhar. É prejuízo na certa”, afirmou.

Existem em Americana algumas bicas de água que têm sido utilizadas pelas pessoas como uma alternativa a falta de água. Porém, grande parte delas fica em propriedade particular e nem sempre as pessoas têm acesso. Sérgio Donizette foi procurar água na bica, mas a torneira estava fechada. “Estou vindo pegar água agora. Mas não tem. Temos que esperar as coisas voltarem a funcionar. Ficar sem água não dá”. Ainda nesta sexta-feira, a população de Americana deve continuar a sentir os reflexos do desabastecimento. Isso porque, num primeiro momento a água deve chegar às casas das pessoas com gosto e cor diferente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.