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Sem patinetes, usuários buscam reembolso de créditos

Foto: Danilo Braga

A saída da empresa Grow de Campinas tirou os patinetes de circulação e gerou outro problema aos usuários dos equipamentos. Muitos cadastrados que possuíam crédito no app enfrentam dificuldade para conseguir o reembolso. Carlos Rosa diz que ele e a mulher foram pegos de surpresa ao saber do anúncio da suspensão do serviço. Preocupado com o dinheiro que gastou, o campineiro afirma que tentou contato pelo aplicativo duas vezes. Mas sem sucesso. “Eu entrei pelo app, fiz a reclamação e não obtive resposta. E aí novamente fiz os mesmos passos e continuei sem retorno. Então é uma falta de responsabilidade, porque nós pagamos por isso e não utilizamos”, reclama ele.

Questionada sobre a situação, a Grow informou em nota que os usuários que adquiriram créditos não utilizados devem solicitar reembolso no botão de ‘ajuda’ do app ou pela central de suporte, em uma das abas do site ongrin.com . No comunicado enviado à CBN Campinas, a empresa reconhece que “o alto número de usuários solicitando reembolsos refletiu em instabilidade no sistema”. Porém, esclarece que já trabalhava para resolver o problema técnico. Por fim, explica que a equipe está recebendo pedidos e que “todos os usuários terão os valores reembolsados”, mas lembra que é possível transferir créditos para contatos que estão em cidades onde a operação continua normalmente.

De qualquer forma, a orientação do Procon, principalmente por conta da instabilidade e a dificuldade relatadas, é que o usuário tenha o comprovante de pagamento e faça capturas de tela de cada passo, seja pelo aplicativo, ou site. A intenção, segundo o assessor da diretoria do órgão que representa os consumidores em Campinas, Francisco Togni, é que tudo seja documentado para que a pessoa que se sentiu lesada possa comprovar as irregularidades. “Uma vez que documentada essa dificuldade de acessar o aplicativo, ou até mesmo a dificuldade em conseguir a restituição de forma imediata, os fiscais vão autuar o estabelecimento e também aplicar as multas cabíveis”, informa.

Togni detalha ainda que até o momento um usuário da Grow procurou o Procon para reaver os créditos. Sobre a suspensão repentina da operação na cidade, reconhece que a falta de aviso prévio pode resultar em algum tipo de sanção. “A informação é o princípio básico do Código de Defesa de Consumidor. Se a empresa antevia essa situação, seria prudente, legalmente falando, que avisasse previamente. Se o consumidor se sentir lesado, pode nos procurar”, esclarece.

Além dos patinetes, retirados de forma definitiva, as bicicletas da empresa também foram removidas, mas com a promessa de que passariam por manutenção. Mas, até o momento, não foram recolocadas nos lugares públicos.

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