Ouça ao vivo

Tarifa não terá aumento com implantação do BRT

Com uma previsão de conclusão total para meados deste ano, as obras do BRT em Campinas avançam e trechos vão sendo concluídos aos poucos. Paralelo a isso, e sem avanço, a Secretaria de Transportes de Campinas prepara o relançamento do edital de licitação do transporte público. Os investimentos no setor devem ser da ordem de R$ 7 bilhões.

Pelo edital, ao invés de quatro áreas, os ônibus serão distribuídos em seis áreas. Os veículos terão novas tecnologias. Inclusive, na região central está prevista a circulação de veículos elétricos com o objetivo de reduzir os níveis de poluentes Diante disso tudo, a pergunta é: e quem vai pagar tudo isso? O Secretário de transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, afirmou que a tarifa do transporte não mudará, mesmo com os investimentos.

Segundo o secretário, a manutenção da tarifa será possível por meio de uma reengenharia que vai possibilitar uma melhor customização dos gastos. A Emdec, responsável pela licitação do transporte, aguarda uma decisão da Justiça a respeito da situação da licitação. O certame foi suspenso em novembro do ano passado pela Justiça, a pedido do Ministério Público, com base em contestações feitas pelo MP que estabeleceu uma série de obrigações para o município e a empresa.

A licitação de Campinas deveria ter sido iniciada em março de 2016, mas já passou por três adiamentos. A proposta original é abrir a possibilidade de entrada de novas empresas e reestruturar o sistema. O atual contrato com as empresas de ônibus remete ao ano de 2005, mas foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que julgou a licitação ilegal. No entendimento dos conselheiros, houve restrição à concorrência, por meio da capacidade técnica no julgamento da licitação pelos técnicos da prefeitura, usada como critério de desempate.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.