Tarifa não terá aumento com implantação do BRT

Com uma previsão de conclusão total para meados deste ano, as obras do BRT em Campinas avançam e trechos vão sendo concluídos aos poucos. Paralelo a isso, e sem avanço, a Secretaria de Transportes de Campinas prepara o relançamento do edital de licitação do transporte público. Os investimentos no setor devem ser da ordem de R$ 7 bilhões.

Pelo edital, ao invés de quatro áreas, os ônibus serão distribuídos em seis áreas. Os veículos terão novas tecnologias. Inclusive, na região central está prevista a circulação de veículos elétricos com o objetivo de reduzir os níveis de poluentes Diante disso tudo, a pergunta é: e quem vai pagar tudo isso? O Secretário de transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, afirmou que a tarifa do transporte não mudará, mesmo com os investimentos.

Segundo o secretário, a manutenção da tarifa será possível por meio de uma reengenharia que vai possibilitar uma melhor customização dos gastos. A Emdec, responsável pela licitação do transporte, aguarda uma decisão da Justiça a respeito da situação da licitação. O certame foi suspenso em novembro do ano passado pela Justiça, a pedido do Ministério Público, com base em contestações feitas pelo MP que estabeleceu uma série de obrigações para o município e a empresa.

A licitação de Campinas deveria ter sido iniciada em março de 2016, mas já passou por três adiamentos. A proposta original é abrir a possibilidade de entrada de novas empresas e reestruturar o sistema. O atual contrato com as empresas de ônibus remete ao ano de 2005, mas foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que julgou a licitação ilegal. No entendimento dos conselheiros, houve restrição à concorrência, por meio da capacidade técnica no julgamento da licitação pelos técnicos da prefeitura, usada como critério de desempate.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vacinação contra gripe em Campinas ainda está abaixo da meta

Obra da represa de Amparo está 44% pronta, diz governo

Caminhão com 40 toneladas de cana-de-açúcar tomba e interdita estrada de Rio das Pedras

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.