Ouça ao vivo

Viracopos adota prevenção contra o coronavírus

Foto: Divulgação/Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, começou a adotar medidas de prevenção contra o coronavírus. A transmissão do agente patológico com origem chinesa colocou o mundo em alerta. 

Entre as medidas anunciadas no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, estão avisos sonoros orientando passageiros sobre ações de higiene a serem adotadas para conter o vírus que matou um alto número de pessoas na China. A nova doença é considerada uma pneumonia grave. 

Os avisos sonoros devem informar os passageiros para que procurem a unidade de saúde mais próxima em caso de febre, tosse, ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após a viagem para a China. 

Os viajantes também são orientados a lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou álcool em gel; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, descartar o lenço no lixo e lavar as mãos em seguida; evitar aglomerações e ambientes fechados; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. 

A Anvisa também trabalha na instrução de equipes que atuam em portos, aeroportos e fronteiras sobre a detecção de casos suspeitos, além da utilização do equipamento de proteção individual. 

Os procedimentos de limpeza e desinfecção dos terminais foram intensificados. A agência acompanha as orientações da OMS, do Ministério da Saúde, e da Organização Pan-Americana da Saúde. Por enquanto, não há recomendação de restrições de viagem. 

A assessoria de imprensa do Aeroporto de Viracopos informou que o terminal ainda se prepara para cumprir todos os itens definidos pelo ministério, já que a orientação foi dada nesta quinta-feira. 

De acordo com o governo, não houve detecção de nenhum caso suspeito no Brasil até esta quinta-feira. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.