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Advogada perde R$ 26 mil em golpe do cartão de crédito

Foto: Danilo Braga

Uma advogada de Campinas foi vítima de um golpe e perdeu R$ 26 mil reais em seu cartão de crédito. Ela recebeu um telefonema no último dia 04, no final da tarde, de uma pessoa que dizia representar o banco Itaú. O golpista perguntou se a vítima havia feito uma compra, no valor de R$ 1,8 mil em Santo André, e diante da negativa, ele disse que o cartão teria sido clonado. O bandido orientou a advogada a ligar no número de telefone impresso no verso do cartão. Ela desligou o telefone e ligou imediatamente no número indicado.

Segundo a vítima, ela passou por um atendimento eletrônico, igual ao do banco Itaú, até conversar novamente com uma pessoa. Esta pessoa tinha acesso ao seu extrato e sabia quais foram as últimas compras que a advogada havia feito em seu cartão de crédito. O segundo golpista orientou que ela quebrasse seu cartão de crédito, colocasse os pedaços em um envelope e que um motoboy do banco iria em sua residência buscar o objeto. Deste modo, ela entregou o cartão aos bandidos, que gastaram aproximadamente R$ 26 mil em compras. A vítima disse que o fato dela própria ter ligado no número impresso em seu cartão e que o suposto atendente sabia de toda sua movimentação financeira foi determinante para que ela caísse no golpe. “O interessante é que ele, o rapaz, quando falou comigo, ele me disse tudo o que eu tinha comprado na semana passada. Tanto no cartão de crédito quanto no de débito. Eu não sei o que pode ter acontecido, mas é um fator que você acaba confiando mais. Ele está te falando uma coisa que aconteceu. Uma coisa que só você e o banco teriam acesso. Dá uma insegurança muito grande na gente”, afirma.

Em nota, o Itaú Unibanco informa que apurou o caso imediatamente após ser notificado, e que entrará em contato com a cliente para a sua resolução. O banco reforça que o envio de motoboys ou ligações solicitando qualquer documento ou dado do cliente não são práticas do banco, portanto, não devem ser seguidas como orientação. Caso o cliente receba alguma ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, ligar para a central de atendimento ou contatar seu gerente.

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