Ouça ao vivo

Análise aponta contaminação em latas de bebidas

Foto: Flávio Botelho

Uma análise laboratorial com latas de cerveja, refrigerante e suco encontrou milhares de micro-organismos na parte superior das unidades. Em uma das latas analisadas foram encontradas 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos.  Em uma outra, foram 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos.  No total foram alisadas 31 unidades compradas aleatoriamente no comércio, em Campinas. Dessas,  29 apresentaram contaminação.

As analises foram feitas pela doutora em ciências de alimentos e microbiologista, Rosana Siqueira, professora da área da saúde,do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden.  De acordo com ela, os micro-organismos encontrados podem causar uma série de prejuízos à saúde.

As latas de refrigerante, cerveja e suco, geralmente ficam armazenadas em ambientes muitas vezes não propícios, principalmente quando são comercializadas por ambulantes. A recomendação é lavar a latinha com água corrente e sabão antes de levar a boca.  Outra recomendação é não compartilhar a latinha que estiver tomando.

Além de lavar a lata do refrigerante ou da cerveja, usar canudo e ou ter sempre a disposição álcool em gel para fazer a higienização, também é recomendável. Para consumir água, a melhor alternativa é comprar de garrafas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.