A Prefeitura de Sumaré ainda não sabe por que alguns moradores da cidade receberam dois carnês do IPTU, mas abriu sindicância e diz tratar o processo com urgência. Enquanto isso, prorrogou a data de vencimento dos boletos. As medidas foram anunciadas pelo Executivo após a repercussão de uma reportagem da CBN Campinas que mostrava a confusão e a preocupação dos contribuintes que receberam um talão em preto e branco e outro colorido.
“Vimos que várias pessoas receberam e ficamos na dúvida. Não sabemos se pagamos o preto, ou o azul, porque os dois são iguais, diz um caminhoneiro.
Por conta de boatos nas redes sociais que consideram que uma das cobranças pode ser falsa, até mesmo quem encontrou só um carnê na caixa de correios se disse com dúvidas e com medo de cair em um golpe e ainda dever o imposto.
“A gente não sabe qual pagar, porque disseram que o preto e branco é falso. E aí a gente viu uns vídeos e não sabe qual é o certo”, reclama uma dona de casa.
Com a polêmica, a administração, que havia divulgado somente uma nota alegando que apurava a situação, decidiu se manifestar com mais clareza, O vice-prefeito e secretário de Governo, Henrique do Paraíso, gravou entrevista. Segundo ele, os proprietários de imóveis do município terão até o dia 6 de março para pagar o tributo e devem entrar no site da Prefeitura, ou procurar os postos de atendimento para emissão sem taxas dos boletos para pagamento.
“Nós temos diretamente o site, onde o cidadão pode imprimir diretamente pelo site. E pra pessoa sem acesso a internet, a nossa equipe está de plantão”, afirma.
Sobre a apuração do motivo que causou a duplicidade dos carnês de IPTU, o vice-prefeito alega que ainda não sabe o que aconteceu, mas justifica que o processo de sindicância já começou. Porém, não define ainda qualquer data.
“O processo de sindicância já foi aberto e não foi findado. Porém, acontece om urgência e objetividade pra apontar a origem da duplicidade”, esclarece ele.
Os contribuintes de Sumaré que já tiverem efetuado o pagamento parcelado antes da publicação das medidas do Executivo, têm o direito de optar pelo recolhimento da cota única com desconto, no novo prazo prorrogado. Os postos de atendimento são a Central de Atendimento ao Contribuinte, na rua José Maria Miranda, 1.184, no centro, o Centro Administrativo de Nova Veneza: Avenida Brasil, nº 1.111, e o posto do Matão, na Avenida Minasa, nº 1.136.