Ouça ao vivo

Mortalidade infantil é a menor da história em Campinas

Foto: Edson Lopes Jr/A2AD

Com um índice de 7,54, Campinas atingiu em 2019 a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade. O indicador mede o número de mortes de crianças de até um ano de idade para cada mil nascimentos. Além da queda de 17,1% na comparação com o ano anterior, o número indica uma taxa de mortalidade similar a de países de primeiro mundo, como explica Carmino de Souza, secretário de saúde de Campinas.

Carmino de Souza explica que a taxa de mortalidade infantil é um dos principais indicadores das ações na área da saúde pública por medir os três níveis de atenção à saúde. O resultado inclui maternidades públicas e privadas municipais e estaduais.

Carmino explica que as causas mais comuns de mortalidade infantil são a extrema prematuridade, causada por desnutrição, doença e dependência química da mãe e má formações em crianças com doenças congênitas, principalmente cardíacas. O índice de mortalidade infantil também está relacionado à qualidade do saneamento básico e fatores ambientais e socioeconômicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.