As prefeituras de Campinas e de Valinhos monitoram três pessoas que tiveram contato com o homem de 61 anos da capital paulista, o primeiro caso confirmado no Brasil de Covid-19, nome pelo qual é chamado o novo coronavírus. O paciente esteve entre 9 e 21 de fevereiro no norte da Itália, país já atingido pelo vírus.
Em Valinhos, a Prefeitura informou, nesta quarta-feira, que a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando um casal de idosos, de 85 e 60 anos, parente do homem. O casal esteve em uma reunião familiar no último domingo, em São Paulo. Apesar dos idosos não terem manifestado nenhum sintoma da doença, estão em isolamento domiciliar por 14 dias.
A secretaria informou também que adotou todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e todas as medidas preventivas necessárias em relação ao casal, em conformidade com a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. O homem de 61 anos, que retornou recentemente da Itália, também está em isolamento domiciliar, em bom estado clínico, em São Paulo.
Em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora um passageiro que esteve no mesmo vôo vindo da Itália em que estava o homem de 61 anos. Ele, porém, não é parente do infectado. Ele está sem sintomas e não precisou entrar em isolamento domiciliar. Apesar disso, a secretaria informou que está entrando em contato com ele frequentemente para que fique atento a qualquer sintoma.
Além dos três casos em Valinhos e Campinas, a Secretaria de Saúde de Vinhedo monitora outras três pessoas, dois adultos e uma criança, que também participaram do encontro familiar na última semana com o idoso de 61 anos. Apesar da família não apresentar sintomas da doença, os três estão em isolamento domiciliar.