Ouça ao vivo

Campinas tem quatro suspeitas de coronavírus

Foto: Arquivo CBN

[Notícia atualizada às 19h32]

Quatro moradores de Campinas que estiveram na Itália nas últimas semanas apresentaram os sintomas do novo coronavírus e são considerados casos suspeitos da doença. Todos eles chegaram ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos e foram atendidos no dia 26, quando passaram a ser monitorados. Eles estão em casa e passam bem.

As amostras colhidas da boca e do nariz dos pacientes já estão com o Instituto Adolfo Lutz e seriam ainda enviadas a capital paulista. Os resultados devem ficar prontos em até dois dias. Todas as informações são da diretora da Vigilância em Saúde municipal, Andrea von Zuben, que concedeu entrevista em coletiva de imprensa que foi convocada às pressas na Prefeitura.

“Quem leva a amostra ao Adolfo Lutz de São Paulo é o próprio transporte do instituto. Depois que chega à capital, demora de 24h a 48h pra ficar pronto o resultado”, esclarece.

Mesmo com todos os viajantes chegando ao Brasil através de Cumbica, Von Zuben foi indagada sobre os protocolos em Viracopos e detalhou como é feito o primeiro atendimento. Se algum passageiro vindo de um dos países da lista de contaminação ativa tiver os sintomas, ele pode ser encaminhado ao Hospital Municipal Ouro Verde, ou ao HC da Unicamp.

“A gestora da vigilância municipal em Viracopos nos informa imediatamente e vamos dizer se é brando ou grave. Se for leve, vai pro Ouro Verde. Mais complicado, Unicamp”, justifica.

As internações só são adotadas em quadros graves e o isolamento domiciliar é recomendado pelo Ministério da Saúde para evitar o contato com o maior número possível de pessoas. Questionado sobre o risco de contágio por familiares e pessoas próximas, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, explica que os chamados contactantes também foram orientados.

“Estão orientados sobre o contato com a pessoa: não dormir na mesma cama, não compartilhar objetos pessoais, como toalhas. Então a gente monitora os pacientes e os parentes”, diz.

Cármino detalhou que o Hospital de Clínicas foi definido como referência após recomendação do Governo do Estado e que o Ouro Verde foi escolhido pela proximidade com Viracopos. Mas o secretário de Saúde de Campinas também aprovou a medida do Governo Federal de antecipar a campanha de vacinação da gripe. A nova data prevista para o início é 23 de março.

“Fico muito contente, porque sempre defendi que a vacinação fosse antecipada o máximo possível. Isso vai impactar na influenza, na doença respiratória da criança e no coronavírus”, opina.

Dos quatro moradores da cidade com sintomas como febre e tosse seca, dois foram atendidos em unidades de saúde da rede pública e dois tiveram a suspeita notificada por hospitais da rede privada. Nenhum deles esteve no mesmo voo do homem de 61 anos, que mora em São Paulo e foi o primeiro infectado no Brasil. O campineiro que esteve no avião com o idoso não tem sintomas.

Para ser considerado um possível caso de coronavírus, além dos sinais clínicos, o paciente precisa ter viajado nas últimas semanas para um dos 16 países incluídos pelo ministério. A lista envolve a China, epicentro da doença, e outros países asiáticos, como Coreia do Sul, Japão e Singapura. Recentemente, porém, Irã, Itália, Austrália e Alemanha foram adicionados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.