Ouça ao vivo

Campinas teve janeiro mais chuvoso desde 2018

Chuva atinge centro de Campinas (Foto: Flávio Paradella)

Choveu 251 mm em Campinas em janeiro, o maior resultado desde 2018. Em 2019, foram 192,5 mm. No ano retrasado, a precipitação foi de 205 mm. Apesar do índice chamativo, o nível ficou abaixo da média histórica de 273 mm.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, avalia as informações. Ela destaca a diferença entre as duas metades do primeiro mês de 2020. O ano começou chuvoso, mas nos últimos 15 dias de janeiro isso mudou.

“O ano começou com chuvas frequentes e volumosas. Mas depois, na segunda quinzena de janeiro, teve redução e a média ficou abaixo do esperado”, comenta.

O dia mais chuvoso até agora foi 12 de janeiro, quando ocorreu um temporal. Doze casas foram alagadas, sete muros caíram e houve deslizamentos de terra. Por outro lado, segundo o Cepagri, não houve precipitações em 13 dias do mês.

Para a meteorologista Ana Ávila, esse desequilíbrio é comum durante o verão. Ela se baseia nisso pra explicar os deslocamentos desses fenômenos naturais. “Os fenômenos meteorológicos atingiram nossa região com maios intensidade nos primeiros 15 dias. Depois, eles se deslocaram pra Minas Gerais”, conta.

As temperaturas em Campinas variaram de 15,5°C a 34,7°C em janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.