Ouça ao vivo

Jonas se diz tranquilo sobre risco do novo coronavírus

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, que preside a Frente Nacional de Prefeitos, diz estar tranquilo sobre um dos assuntos mais comentados nos último dias em todo o mundo: o novo coronavírus. A doença respiratória já chegou a vários países e teve milhares de mortes registradas. No Brasil, nenhum caso foi confirmado. O país tem vários suspeitas que são investigadas, inclusive na Região Metropolitana de Campinas.

Como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, explica que as medidas já estão sendo tomadas. A primeira delas foi solicitar uma audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Nós queremos conversar e entender melhor como o ministério vai reagir a essa situação”, justifica. mas a data da audiência da FNP com o ministro da Saúde ainda não foi divulgada.

Ainda de acordo com o prefeito de Campinas, na cidade várias medidas já foram adotadas em relação ao coronavírus. Entre elas, reuniões já ocorridas com as diversas empresas e indústrias chinesas instaladas no município. A situação é preocupante, mas ele diz que a população pode ficar tranquila, pois a vigilância sanitária municipal é referência no Brasil. “Nós temos uma das melhores vigilâncias que o ministério usa como exemplo”, alega.

Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde está em estado de alerta e, na semana passada, instalou um comitê especial para tratar as questões relacionadas ao novo coronavírus. O comitê, segundo a Pasta, vem mantendo contato direto diariamente com o Ministério da Saúde. Os casos suspeitos em todo o estado estão sendo centralizados e examinados pelo Instituto Adolfo Lutz. Apesar do estado de alerta, a Secretaria Estadual de Saúde diz que situação não é de alarde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.