Ouça ao vivo

Ciesp Campinas não vê influência do Brexit na RMC

Foto: Flávio Botelho

A saída do Reino Unido da União Europeia não vai interferir nas relações comerciais da Região Metropolitana de Campinas. A afirmação é do diretor do Ciesp Regional, José Nunes Filho. De acordo com ele, o interesse dos ingleses não é por produtos tecnológicos produzidos na RMC. Já para a balança comercial brasileira, a separação do Reino Unido da União Europeia poderá ser benéfica, principalmente para a exportação de alimentos. Porém, uma das barreiras é o protecionismo aplicado pelos ingleses.

O diretor Reginal do Ciesp Campinas lembra que o Reino Unido é o 17º parceiro comercial do Brasil, enquanto a União Europeia representa a terceira maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Só que não é fácil negociar com a UE. Para ampliar a exportação de alimentos, o Brasil terá como principal concorrente os Estados Unidos, que são os principais parceiros comerciais dos ingleses.

José Nunes Filho lembra também que o Mercosul iniciou um acordo bilateral com a União Europeia, mas não há ainda um prazo definido e deverá demorar alguns anos para o acordo se tornar efetivo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.