Edital de ponte é prometido para depois do carnaval

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Leandro Las Casas

A licitação da nova ponte que liga a Rodovia Dom Pedro I à Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, deve ficar pronta após o carnaval. A previsão é do prefeito Jonas Donizette, do PSB. A obra a ser feita sobre o rio Atibaia é planejada para substituir a estrutura atual, que fica na altura do km 122 da Dom Pedro e foi interditada pela última vez no ano passado devido a questionamentos sobre as condições de segurança.

De acordo com Jonas, o município já possui a verba total para a nova construção. São cerca de R$ 2 milhões, mas os trabalhos dependem ainda da licença ambiental por parte do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER. “As estradas vicinais são de responsabilidade do Estado, que não tinha o projeto. Mas eu fui atrás e consegui um projeto da Rota das Bandeiras. Agora quem precisa pedir a licença é o DER. Eu, como prefeito, ajudei a agilizar”, diz.

Mas enquanto espera o estado, o prefeito alega que vai elaborar e publicar a licitação depois do carnaval, porque a liberação ambiental só é necessária pouco antes do início das obras. A intenção não é destruir a ligação usada atualmente.

Jonas promete ainda asfaltar toda a extensão da estrada vicinal, que atualmente é de terra e serve como principal acesso a chácaras e condomínios dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. O objetivo é que o asfalto da via seja ecológico. “Nós não vamos derrubar a ponte que existe. Ela vai ficar como parte da história. Vamos fazer uma nova, possivelmente pra cima da atual. E nós vamos asfaltar a estrada com asfalto ecológico por ser uma Área de Proteção”, explica.

Foco de atenção por apresentar riscos aos motoristas e pedestres, a ponte sobre o rio Atibaia foi interditada por cerca de seis meses em 2016. Três anos depois, o mesmo problema causou o fechamento. A medida durou ao menos dois meses.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também