Ouça ao vivo

Eric Clapton e o seu tributo ao Blues em From The Cradle

Willie Dickson, um dos maiores compositores de blues de todos os tempos declarou: “ O blues é a raiz, cuidem da raiz  e sempre terão bons frutos “. Eric Clapton, guitarrista inglês que foi considerado pelos fãs o deus britânico da guitarra, sempre cuidou de suas raízes  bluseiras  e segundo ele mesmo já declarou :  “É na fonte do blues que sempre bebo quando sinto necessidade de inspiração “

Fato concreto dessa propensão é o cd From The Cradle, lançado em 1994, onde Clapton nos brindou com os grandes clássicos do Universo do Blues. Nas 16 faixas do cd, o músico visitou todas as variações do gênero e além de tocar com sentimento sua guitarra as suas interpretações foram inspiradíssimas.

Slow Hand, forma como Eric Clapton é chamado pelos amigos, foi também produtor de From  The Cradle, aspecto que deu a ele total liberdade de realização. Eric chamou os músicos que considerava os mais identificados com o projeto e fez de cada faixa uma marca.

Além de fazer sua reverência ao blues e aos grandes bluesman, o guitarrista também nos oferece um registro de qualidade sonora desses clássicos , coisa que nas gravações originais não encontramos. Em From The Cradle percebemos todos os detalhes, nuances das composições dos mestres.

Hoochie Coochie Man, um dos temas mais emblemáticos do gênero, e a principal música do  repertório de Muddy Waters, a composição de Willie Dixon possui os elementos básicos do blues: o misticismo, através da constante referência ao número 7 e as expressões cifradas remetendo a sexualidade, tanto é assim que Muddy Waters era o símbolo sexual bluseiro da cidade de Chicago dos anos 40 e 50.

Eric Clapton,  sempre teve o blues próximo de seu trabalho, porém  na  década de  80 ele esteve envolvidos em projetos menos conceituais e mais comerciais. E com o excelente From The Cradle ele retornou ao gênero que mais se sente a vontade. E o blues só teve a agradecer.

Como vários outros jovens músicos ingleses da década de 60, Eric Clapton descobriu ainda muito cedo essa música negra e genuína que retrata todos os sentimentos de nossas vidas.

 

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.