Ouça ao vivo

Filme de Adoniran Barbosa será lançado em Valinhos

A será lançada nesta quarta-feira, dia 5 de março, em sessão especial no Teatro Multiuso da Câmara Municipal. Através de imagens de arquivos raras e depoimentos de famosos e anônimos, o compositor pode ser redescoberto pelo público. A entrada é de graça e os ingressos são distribuídos pela Secretaria Municipal de Cultura.

O documentário “Adoniran, Meu Nome é João Rubinato”, dirigido pelo cineasta Pedro Serrano, será lançado nesta quarta-feira, dia 5 de março, em sessão especial no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.

Através de imagens de arquivos raras e depoimentos de famosos e anônimos, o compositor pode ser redescoberto pelo público. A entrada é de graça e os ingressos são distribuídos pela Secretaria Municipal de Cultura. A exibição está programada para começar às 19h30.

João Rubinato nasceu em Valinhos no dia 6 de agosto de 1910 e viveu na cidade com a família até o inicio da adolescência. Era filho do casal Francesco Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da cidade de Cavarzere, província de Veneza.

O casal desembarcou em Santos no dia 15 de setembro de 1895, passou pela Hospedaria dos Imigrantes e foi trabalhar nas lavouras do município de Tietê antes de se mudar para Valinhos. A família deixou a cidade e foi para Jundiaí trabalhar na linha férrea, depois para Santo André e, finalmente, São Paulo.

Antes de se tornar Adoniran, João Rubinato representava, em programas de rádio, diversos personagens, entre ods quais Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador por sua grande popularidade.

Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. Faleceu aos 72 anos na cidade de São Paulo, no dia 23 de novembro de 1982.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Zeca Pagodinho faz show em Campinas; confira

A turnê do cantor Zeca Pagodinho estará em Campinas no dia 27 de junho para a realização de uma única apresentação em comemoração aos 40 anos de carreira.  

O show acontecerá no sábado, a partir das 21h30 no Hotel Royal Palm Hall.

Programa Bosque Interativo retoma atividades em 2024; 1ª edição será neste sábado

O Bosque dos Jequitibás terá a primeira edição do ano do Bosque Interativo neste sábado, das 9h às 16h, na Praça do Chafariz. É uma atividade ambiental que oferece a oportunidade de o público interagir com alguns animais silvestres do parque e conhecer outras curiosidades, como peças taxidermizadas e orientações sobre as espécies que habitam o local.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.