Ouça ao vivo

GM suspeito de matar jovem é alvo da corregedoria

Imagem: Facebook

O guarda municipal de Campinas indiciado por homicídio doloso pela morte do jovem Gustavo Henrique da Silva na Avenida Norte-Sul é investigado pela corregedoria da corporação por não ter reportado os fatos aos superiores. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, que questiona a conduta, já que o agente confirma que atirou três vezes, mas diz ter saído do local sem saber que matou a vítima.

Para Baggio, mesmo que estivesse de férias, ele tinha autorização e preparo para portar a arma e deveria ter comunicado imediatamente e de modo oficial sobre os disparos e a ocorrência. Por esse motivo, será alvo de uma apuração interna. “Ele vai ter que esclarecer sobre a omissão da informação. Ele disse que não fez o relato porque estava de férias e conta que depois ficou temeroso por se tratar de um homicídio. Mas ficou devendo a explicação à instituição”, defende.

Segundo o delegado do Setor de Homicídios de Campinas, Rui Pegolo, o jovem foi morto por ter fingido estar armado e entrar na frente do carro do guarda. O agente alega que desceu do veículo e atirou, mas não viu que baleou a vítima. Apesar de indiciado por homicídio doloso, a Polícia Civil não fez o pedido de prisão preventiva por concluir que o GM se apresentou para prestar depoimento sobre o caso e não possui antecedentes criminais. Mas a investigação continua.

E o secretário de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, deixa as conclusões para os órgãos competentes e foca na apuração sobre a conduta e a disciplina, principalmente pelo fato do guarda ter treinamento para o manuseio de armas. “Então sempre que você tem em mente que você está com uma arma e a sacou, a missão é impedir a agressão. Por isso precisamos apurar em que medida foi justificada a legítima defesa e identificar se houve ou não irregularidade”, diz.

Gustavo Henrique da Silva, de 26 anos, estaria embriagado quando fingiu estar armado e abordou pessoas na Avenida Norte-Sul. Ele foi morto no início da manhã do dia 27 de janeiro. O corpo foi encontrado em um barranco na via.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.