A Unicamp informou no início da noite desta quinta-feira por meio de nota oficial que o Hospital de Clínicas vai atender apenas os casos graves de coronavírus encaminhados por outras unidades de saúde e afirmou que não serão atendidos pacientes de demandas espontâneas.
As pessoas com sintomas de tosse seca, dificuldade de respirar e febre devem procurar as unidades básicas de saúde ou as unidades de pronto-atendimento da região onde moram. A medida é para não haver comprometimento da qualidade da assistência nos casos de rotina de urgência e emergência do HC.
O governo de São Paulo adotou várias medidas no combate ao novo coronavírus por meio de um Plano de Contingência. Nele, incluiu o Hospital de Clínicas da Unicamp como um dos hospitais de referência para o tratamento de casos graves.
A Superintendência do Hospital ressaltou ainda que não realiza testes para vírus respiratórios comuns, nem a coleta de materiais respiratórios para diagnósticos de casos que não se enquadram nos critérios do coronavírus.
A Superintendência esclareceu que não tem medido esforços para prestar um atendimento digno aos pacientes recebidos na unidade de emergência referenciada, e por isso conta com a compreensão da população até que a situação se normalize.