Importações da China caem em meio ao coronavírus

Credito da foto: Clara Grassi/Viracopos

O economista do Observatório PUC-Campinas, professor Paulo Oliveira, considera que a queda de mais de 12% nas importações da China feitas em janeiro na RMC podem ter relação direta com o novo coronavírus.

Conforme a entidade, o surgimento da doença no país asiático pode ter causado o terceiro pior resultado da década e preocupa porque os chineses são os principais fornecedores da indústria da região metropolitana.

“A China representa 23% das importações da RMC e o que mais preocupa são os comunicados de empresas sobre a falta de insumos. E tudo isso é um alerta para o Brasil e para outros países que dependem da economia chinesa”, diz.

Por outro lado, o estudo do Observatório PUC-Campinas identificou aumento da exportação de medicamentos à China no primeiro mês do ano. E a explicação também é relacionada à apreensão gerada pela epidemia da doença.

Enquanto na comparação com janeiro de 2019, as importações em produtos de telefonia, compostos químicos e circuitos eletrônicos sofreram reduções, nas exportações a venda de remédios foi de quase U$S 3 milhões absolutos.

Outros dados de janeiro também não foram animadores. No geral, considerando as trocas comerciais com outros países, houve redução de 13,5% nas exportações e de 3,75% nas importações na comparação com o mesmo período de 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.