A manifestação de simpatia do prefeito Jonas Donizette pela pré-candidatura do vice dele, Henrique Magalhães Teixeira, à prefeitura de Campinas causou reação negativa do Movimento Muda Campinas, que fez uma denúncia contra o prefeito por campanha eleitoral antecipada.
Na manhã da última segunda-feira, durante um discurso num simulado sobre o funcionamento do BRT na Estação Florence, Jonas aproveitou o momento, com grande parte da Imprensa presente, autoridades e convidados, para chamar Henrique. Ao lado dele, o descreveu como uma pessoa preparada e com perfil para substituí-lo no cargo.
De acordo com o Relações Públicas e fundador do Movimento Muda Campina, Rafael Bressane, houve campanha eleitoral antecipada. No texto da denúncia, Rafael afirma que na impossibilidade de disputar um terceiro mandato, o denunciado escolheu o atual vice-prefeito da cidade para representar o seu grupo político nas eleições municipais que se avizinham, desrespeitando a legislação eleitoral.
Ainda de acordo com o texto, a legislação brasileira não permite propaganda eleitoral antes do dia 15 de agosto do ano do pleito, sendo toda e qualquer propaganda eleitoral divulgada em período anterior ao marco legal considerada ilícita e propaganda antecipada. A denúncia já foi entregue ao Ministério Público.
O PSB tem mais dois pré-candidatos a prefeito da cidade. O secretário de relações institucionais, Wanderley de Almeida e o deputado estadual Rafa Zimbaldi. Após o discurso no BRT, numa coletiva concedida à Imprensa, Jonas Donizette esclareceu que considera os três aptos para o cargo e com potencial para chegar ao segundo turno e que o elogio a Henrique teve apenas a intenção de reconhecer a lealdade e eficiência do vice-prefeito. Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que Jonas prefere não comentar a acusação.