A Delegacia de Polícia Federal em Campinas e a Superintendência Regional da instituição no Espírito Santo prenderam um homem suspeito de ser o responsável por um laboratório de produtos e substâncias anabolizantes ilegais. Vários itens de fabricação também foram apreendidos e a pena do acusado pode chegar a 15 anos, já que ele foi detido em flagrante pelo delito de comércio ilegal de medicamentos sem a devida autorização do órgão de vigilância sanitária.
Segundo a PF, a prisão e os dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Serra, no Espírito Santo, após uma investigação contra a venda de produtos falsificados e sem registro na Anvisa por meio das redes sociais. Os agentes apuraram, por exemplo, que algumas substâncias vindas do Paraguai e dos Emirados Árabes eram comercializadas sem autorização pela internet e depois eram enviadas pelos Correios a pessoas de Campinas e região.
Durante as buscas, os policiais federais encontraram também medicamentos ilegais e anabolizantes da China, além de recipientes e ingredientes que serviam de matéria prima em um laboratório irregular que preparava o produto final. Além do homem apontado como o responsável pela fabricação, outras pessoas que auxiliavam o comércio ilegal com suporte bancário já foram ouvidas e devem ser indiciadas pelo mesmo crime e também por associação criminosa.