Ouça ao vivo

Recap explica os motivos do preço dos combustíveis

Foto: Flávio Botelho
Foto Flávio Botelho

A Petrobras reduziu no último dia 6 de fevereiro o preço da gasolina e do diesel vendidos às refinarias. Porém, essa redução não chegou nas bombas dos postos de abastecimento. Na gasolina, a redução foi de 4,3%. Já no diesel, 4,4%. Apesar de ser a quarta baixa desde o início de 2020, o valor pago pelos consumidores permaneceu praticamente o mesmo.

A questão tem inflamado a relação do presidente da República, Jair Bolsonaro, com os governadores. Na semana passada, Bolsonaro sugeriu zerar os impostos federais caso os governadores zerassem os estaduais. Em São Paulo, o governador João Doria fez duras críticas a proposta e disse que os estados estão em grave crise fiscal e zerar o ICMS seria de uma grande irresponsabilidade.

De acordo com Flávio Campos, presidente do Recap, o sindicato dos donos de postos de combustíveis de Campinas e região, no meio dessa guerra governamental, as vítimas são os empresários do setor e os consumidores. Atualmente, segundo ele, cerca de 50% do custo da gasolina refere-se a tributos. Segundo ele, se os postos zerassem a margem de lucro, a gasolina estaria custando hoje cerca de R$ 4 para o consumidor final. Para ele, a concentração na distribuição do combustível em todo o País é um dos itens na somatória que torna o preço do combustível tão caro.

Outro motivo para o preço alto da gasolina é o aumento do etanol. Nos últimos dois meses, ocorreram aumentos no produto, que é complemento da gasolina. Neste caso, conforme Flávio Campos, a complexidade na formação dos preços dos combustíveis no Brasil é tanta que fica difícil a compreensão até mesmo para os profissionais do setor. Para ele, o ideal seria aumentar a base de arrecadação através de uma alíquota única.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.