Reembolso de viagem por Covid-19 exige atenção

Quem estiver com viagem marcada para algum país com casos confirmados do novo coronavírus pode negociar o reembolso, ou a alteração da passagem diretamente com o fornecedor. Para isso, precisa ter todos os comprovantes. A recomendação é do assessor da diretoria do Procon Campinas, Francisco Togni, que explica que o órgão protege o consumidor porque considera que o cliente é a parte mais vulnerável da relação de compra e venda de serviços.

“O consumidor deve tentar uma negociação com as companhias ou com as empresas de turismo para, se for o caso, prorrogar essa data, ou alterar o destino, e até mesmo pedir o cancelamento com isenção de multa”, afirma.

Com o registro de centenas de pessoas infectadas e dezenas de mortes causadas pelo Covid-19 na Itália, além de ocorrências também em outros países da Europa, Togni confirma que o órgão em Campinas já começou a ser procurado.   O primeiro atendimento a uma campineira que não conseguiu e devolução do dinheiro gasto, ou a troca da passagem aconteceu nesta semana e por isso os funcionários já estão orientados. Reunir comprovantes é a principal dica.

“Se a empresa negar a atender essa negociação, ou a achar uma alternativa, o consumidor deve buscar o Procon pra fazer a reclamação e deve estar com os documentos pessoais e com o contrato para que os atendentes analisem”, diz.

O artigo 6º do CDC dispõe que são direitos básicos do consumidor “a proteção à vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.