Ouça ao vivo

Cultura paralisa e faz demissões na pandemia

O principal teatro comercial de Campinas e de todo interior de SP, que fica localizado no Shopping Iguatemi Campinas, já sente dramaticamente os efeitos dos cancelamentos e adiamentos de espetáculos, com 20 demissões até o momento, além da jornada de trabalho para os que ficaram e da consequente diminuição do salário.

O segmento cultural em Campinas, que engloba museus, shows, espetáculos teatrais entre outras manifestações artísticas, está totalmente paralisado por conta das restrições de aglomeração adotadas na cidade e em quase todo o país em uma tentativa de conter o novo coronavírus.

O entretenimento ao vivo foi um dos primeiros a serem afetados, pois a presença do público, geralmente em assentos colados uns aos outros no caso de teatros ou sem nenhuma distância, como nos grandes shows, inviabilizou a continuidade das atividades.

Companhias de teatro dispensaram atores e técnicos, museus adiaram exposições, além dos Shoppings, importantes vetores culturais, que anunciaram o fechamento até o final de abril.

O principal teatro comercial de Campinas e de todo interior de SP, que fica localizado no Shopping Iguatemi Campinas, já sente dramaticamente os efeitos dos cancelamentos e adiamentos de espetáculos, com 20 demissões até o momento, além da jornada de trabalho reduzida para os que ficaram e da consequente diminuição do salário.

Além do Teatro Iguatemi Campinas, que deixa os 525 lugares da plateia vazios pelo menos até o início de maio, outro teatro tradicional da cidade, este voltado ao público infantil, o Teatro Sotac, contabiliza 45 artistas que já estão sem trabalho. Ainda no público infantil, a Cia Arte & Manhas registra 40 cancelamentos de apresentações apenas nas próximas semanas e ainda calcula os prejuízos.

Um dos shows mais aguardados do ano em Campinas também foi adiado. Roberto Carlos cantaria no Royal Palm Hall, braço de eventos do Hotel Royal Palm Plaza, em 08 de maio. Mais de 3.500 pessoas que compraram ingressos terão que aguardar mais um pouco para assistir um dos maiores artistas do país em Campinas. Uma nova data será divulgada.

Os fãs da sétima arte também estão órfãos em Campinas com todas as 53 salas de cinema fechadas. O fato da cidade possuir um dos maiores índices de salas por habitante do país – a conta é essa: para cada 20.000 pessoas em Campinas existe uma sala de cinema, número digno de países europeus – neste momento não faz a menor diferença.

O coronavírus chegou para modificar a rotina do público, artistas, produtores e exibidores de arte, que não veem a hora dessa epidemia passar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.