Eliane Jocelaine Pereira: Eu já fui barrada por ser negra, mesmo depois de assumir a secretaria

Arte: Victória Grimaldi

Entrevista e texto: Leandro Las Casas

A secretária municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira, foi a primeira mulher negra a assumir o cargo máximo de uma pasta em Campinas. Questionada sobre o assunto, diz entender o simbolismo disso para a sociedade, mas alega que os exemplos poderiam ser muitos se o racismo estrutural não fosse tão presente.

Dentro da função que exerce, reconhece a preocupação com o número de pessoas em situação de rua na cidade, mas defende que o tratamento e o atendimento precisam ser humanizados. Além disso, aprova a ajuda de instituições e igrejas a esse público, mas pede organização e clama para que o trabalho seja feito em conjunto com a Prefeitura.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Prisma: Ep.05 – “Ninguém deve contar com a sorte pra mudar seu destino”

Depois de crescer na periferia, mudar seu destino e construir uma trajetória de sucesso na iniciativa privada, Patrícia Ellen da Silva encarou aquele que talvez seja um de seus maiores desafios, assumir um cargo político no governo do Estado de SP, ao lado de muitos homens – incluindo o chefe, o governador e presidenciável João Doria. Para ela, a política é a oportunidade de mudar e melhorar a vida das pessoas para que ninguém mais precise contar com a sorte, como ela diz ter tido.

Mulheres no Poder: Ep.04 – “Eu não vou pedir licença”

Da presença em espaços de poder, da vida na periferia, do primeiro diploma universitário conquistado na família, na maternidade solo de três filhos. A vida de Eliane Jocelaine é um ato político. A primeira mulher negra a ocupar um cargo no alto escalão da prefeitura de Campinas inspira e abre caminho para outras mulheres, mesmo que esse caminho tenha que ser conquistado à força. “Eu não vou pedir licença pra estar onde eu quiser estar”, diz.

Prisma CBN – Mulheres no poder: posicionamento no legislativo

Neste episódio, Lilian de Souza conversa com a vereadora Mariana Conti, parlamentar mais votada em Campinas nas últimas eleições. Na última legislatura, ela foi a única mulher eleita entre os 33 vereadores da Casa. Agora, ela tem a companhia de outras três mulheres na Câmara. E continua lutando por mais representatividade.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.